sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Químicos entram em 3º dia de greve na Johnson

São José dos Campos: 25/11/2011 às 12h

Os trabalhadores da Johnson e o Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e região estão no terceiro dia de greve na multinacional. Ontem, quinta-feira, os trabalhadores do turno da noite votaram, sem a presença da tropa de choque da PM, a manutenção da greve e mantiveram a produção parada.

Hoje, 25, a tropa de choque voltou a reunir os ônibus com os trabalhadores para escoltá-los até a empresa, onde manteve guarda durante o primeiro turno e o horário administrativo.

Desta vez, a PM não avançou com o comboio na contra-mão e conduziu os ônibus para dentro da multinacional em alta velocidade, mas voltou a subir armada e cercar os veículos para coagir os trabalhadores de descerem e participarem da assembleia.

Apesar disso, parte dos trabalhadores não se intimidou, participou da assembleia na portaria da empresa e manteve a greve. Parte dos ônibus do primeiro turno estava reunida pela PM atrás do Shopping Colinas. O Sindicato dos Químicos interceptou o desvio de rota e foi até o local. Lá, os trabalhadores desceram dos ônibus e realizaram uma assembleia que aprovou a manutenção da greve por tempo indeterminado.

A ação ilegal da tropa da PM na greve motivou uma sanção de repúdio, ontem, na Câmara dos Deputados, em Brasília, por parte do deputado Ivan Valente (PSOL/SP) e na Câmara Municipal de São José dos Campos por iniciativa da oposição ao governo municipal.

Além de coibir o direito de greve e de livre manifestação, a tropa de choque agrava o princípio legal de que a empresa é a responsável pelo trajeto do trabalhador de casa para o trabalho. Esse trajeto tem sido alterado aleatoriamente pela PM, os trabalhadores ficam rodando 40, 50 minutos nos ônibus sem saber para onde estão sendo levados e são intimados a permanecer nos veículos mesmo contra a vontade.

A greve segue por tempo indeterminado. Na entrada do 2º turno, às 13h30, haverá nova assembleia com os trabalhadores.

















Nenhum comentário: