domingo, 17 de fevereiro de 2013

Todo apoio aos operários de Ferreira Gomes


Dorinaldo Malafaia
Sindesaúde Amapá/Unidos-AP

O desenvolvimento acelerado de Dilma e das empreiteiras não leva em conta os direitos dos trabalhadores. Mais uma vez, os operários das obras do PAC estão demonstrando isso. No extremo norte do país, a cidade de Ferreira Gomes, no Amapá, está sendo palco de mais uma revolta de operários contra as precárias condições de trabalho impostas nas obras do PAC. 

No último dia 03, um grupo de trabalhadores queimou pelo menos 12 alojamentos no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica em construção na cidade. A ação ocorreu como protesto contra a péssima condição da comida servida. Depois de atear fogo nos alojamentos, os operários fecharam a BR 156 e foram duramente reprimidos pelo BOPE. 17 pessoas foram presas e permanecem detidas desde o dia do ocorrido, sendo tratados por governo e mídia como criminosos comuns. 

Estes trabalhadores são presos políticos do governo Dilma, que pretende dessa forma silenciar quem questiona as relações de trabalho nos canteiros do PAC. Nada mais cruel e reacionário, a criminalização de quem luta por melhores condições de trabalho. Assim é em todas as manifestações ocorridas até aqui. Em Jirau e Santo Antônio, em Belo Monte e agora em Ferreira Gomes, o aparato repressor é utilizado para frear as mobilizações. Como as burocracias sindicais estão sendo atropeladas pelos trabalhadores, o governo usa da repressão para conter as lutas. 

Estamos juntos com os operários de Ferreira Gomes. Estes trabalhadores deram o recado ao governo de que a dinâmica de lutas nas obras do PAC que começaram em Jirau-RO em 2011 segue. A lógica de superexploração dos trabalhadores nas obras do PAC só pode ser combatida com a mobilização destes trabalhadores. A Unidos Pra Lutar se dispõe a colaborar na campanha pela libertação dos operários presos e para cobrar que as condições de trabalho melhorem no canteiro. Através do Sindesaúde Amapá, já estamos nos movimentando para somar na campanha. No próximo dia 18 ocorre um ato pela liberdade dos 17 presos políticos do governo chamamos todos os lutadores a participar. Somos todos operários!

Nenhum comentário: