quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

BELÉM/PARÁ: FÓRUM DE LUTA OCUPA CANTEIRO DE OBRAS

O Fórum Metropolitano em Defesa do Transporte Público de Qualidade, realizou importante atividade no dia de hoje (26/01) em Belém do Pará quando ocupou o canteiro de obras da BRT  - Bus Rapit Transit - projeto da prefeitura da cidade entregue de forma fraudulenta por R$ 430 milhões de reais a empreiteira Andrade Gutierrez.

O BRT caso seja implantado acabara com ciclovias, demitirá cobradores de ônibus e reajustará a passagem de ônibus 2 vezes ao ano.

Dinheiro público entregue a iniciativa privada sem nenhuma discussão com a população. As entidades do Fórum, dentre elas a UNIDOS PRA LUTAR, o SINTSEP-PA, SINTRAM, DCE UNAMA, etc. provocaram o Ministério Público Estadual a fim de que o mesmo possa promover ação civil pública contra a Prefeitura de Belém, por ter escolhido a empreiteira Andrade Gutierrez, em uma licitação, no mínimo, questionável pois as 18 outras empresas desistiram da mesma. Outra reclamação das entidades é que a prefeitura de Belém não realizou audiências públicas para discutir o projeto com a população. A única audiência realizada não foi publicizada a fim de que houvesse participação massiva das entidades. Além disso é uma obra tão cara, para impactar apenas uma parte de Belém, não resolverá de maneira nenhuma o caos do transporte público da área metropolitana de Belém, onde as pessoas andam em ônibus lotados, sujos, sucateados e  mal conservados.

Fazem parte do Fórum: UNIDOS PRA LUTAR, SINTSEP/PA, SINTRAM, Coletivo de juventude Vamos à Luta, AUTEPA-PA (Associação dos Usuários de Transportes do Estado do Pará), DCE UNAMA, Grêmio Estudantil UG, ENECOS (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social), AFBEPA, DCE UFPA, ANEL, Comitê Metropolitano Xingu Vivo, MLP (Movimento de Luta Popular), REVITA SUS, Núcleo São Joaquim, Ação Cidadania - Comitê Pará, Associação SAMU - 192, Associação dos Moradores da Cipriano Santos, ECM Amazônica, ASCEPA, CASS-UFPA, CABIO UFPA, FEMA-PAC, ONG-Amazônia, MLT,MLP Águas Lindas, FURAOR, EXNEL, ACSBC, MPL, Grupo Espaço para todos, Associação dos Concursados do Pará, JUNTOS!, Rede Emancipa, Grupo ELLA, Grêmio Cabanagem, UJR, UESB, PSOL,PSTU, PCR, Mandato do Deputado Estaudal Edimilson Rodriguês.

O Fórum reune todas as Quartas-Feiras às 18:00 na sede do SINTSEP/PA (Tv. Mauriti, 2239).

















Na noite do dessa quarta-feira, 18/01, no SINTSEP-PA, ocorreu a segunda reunião do Fórum Metropolitano em Defesa do Transporte Público. Sindicalistas, estudantes universitários e secundaristas e o movimento popular do guamá, terra firme, jurunas, águas lindas, icoaraci, tapanã, associação dos deficientes visuais, dos taxistas e dos usuários do transporte em Belém, entre outros. aprovaram uma série de atividades e um calendário de mobilização que culmina com um ato na próxima quinta, 26/01.

Entre os itens aprovados na reunião, destaca-se a moção de apoio a Polícia do Estado do Pará (militar e civil) e bombeiros que estão reivindicando melhores salários e condições de trabalho.

No decorrer da semana haverá diversas reuniões em vários bairros da região metropolitana de Belém. Na sexta, 20/01, uma representação do fórum irá ao Ministério Público Estadual para tratar da questão do BRT. Na segunda, haverá panfletagem em São Bráz.

FOTOS DA REUNIÃO DO FÓRUM



Nenhum comentário: