quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Químicos de São José dos Campos - SP, votam solidariedade ao Pinheirinho

O Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e região realizou assembleia com os trabalhadores da Johnson nesta segunda-feira, 23, em solidariedade aos moradores do Pinheirinho, que, ontem, foram violentamente expulsos da ocupação na zona sul da cidade.

A situação dos moradores expulsos de suas casas piorou muito durante a noite. A polícia jogou bombas de gás lacrimogêneo por várias vezes em direção aos moradores que estavam dentro do centro de triagem montado em frente ao Pinheirinho e até mesmo dentro do pátio da igreja católica, onde outros moradores passaram a noite, no Jardim Colonial. A ação é da PM é fascínora e representa a política de perseguição do prefeito da cidade Eduardo Cury (PSDB) e da justiça estadual aos trabalhadores pobres do Pinheirinho.

A assembleia na Johnson denunciou toda a crueldade e, inclusive, as violações aos direitos humanos aos quais os moradores estão submetidos. A situação é ainda mais grave quando se nota que a Polícia Militar do governador tucano Geraldo Alckmin não permite a entrada da imprensa ou de entidades da sociedade civil. Apenas foi permitida a aproximação de alguns profissionais da imprensa conforme a conveniência da PM para fazer acreditar a ação é pacífica. Até mesmo deputados estaduais, vereadores da cidade e a defensoria pública estão impedidos até o momento de se aproximar e, muito menos, de circular dentro da ocupação.

Vale dizer que a ação da prefeitura, da justiça estadual e da PM não são amparadas por nenhuma medida pública de suporte aos moradores expulsos do acampamento. O próprio centro de triagem é um local barrento, sem infra-estrutura. Os moradores foram levados para vários pontos também sem nenhuma condição de atendimento. Muitos dos trabalhadores pobres do Pinheirinho passaram a noite em branco porque não tinham condições sem de dormir nos locais para onde foram levados. A única medida tomada pela prefeitura é tentar expulsá-los da cidade oferecendo passagem de ônibus, apenas passagem de ônibus. O prefeito quer se livrar da pobreza perseguindo os pobres e esperando que eles desapareçam como fumaça.

Os trabalhadores da Johnson aprovaram solidariedade aos moradores do Pinheirinho. Vários atos estão programados em apoio aos trabalhadores do local.

SINDICATO DOS QUÍMICOS E FARMACÊUTICOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS E REGIÃO

Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 51 Jardim Santa Luzia - Centro

São José dos Campos – SP Fone: 3921-8177

Nenhum comentário: