quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TODO APOIO A GREVE DOS AEROVIÁRIOS E AERONAUTAS

Nos últimos dias acompanhamos a situação dos trabalhadores do transporte aéreo. Baixos salários, condições de trabalho deficientes, sobrecarga e assédio moral foram inúmeras vezes denunciadas em nível nacional. O lucro das empresas está nas alturas e, no entanto, elas se negam a atender as reivindicações dos seus trabalhadores. A intransigência das companhias empurrou a categoria para a greve, exercendo seu direito justo e legitimo.

Diferentemente do que fala a mídia a responsabilidade pelo chamado caos aéreo e da ganância e arrogância das companhias e não dos aeroviários e aeronaltas.

Infelizmente, o presidente da república deu declarações sobre a greve que confundem a população. Lula disse que "empresários e trabalhadores devem flexibilizar um pouco... Eu conversei ontem com os ministros Jobim e Paulo Bernardo para conversassem com as empresas e trabalhadores, para que não abusassem da paciência dos brasileiros..."(Agência Estado). Lula esqueceu que na última negociação os aeronautas flexibilizaram a pauta de 15% para 13% e mesmo assim as empresas se mantiveram inflexíveis, apresentando apenas 6%. Os empresários dizer que não pode oferecer uma proposta melhor, mas não é verdade visto que o setor vive seu melhor momento e vislumbra-se ainda a expansão do mercado por conta da copa do mundo e das olimpíadas. São as empresas que abusam da paciência dos trabalhadores e dos brasileiros, justamente nas vésperas das festas de final de ano.

A vitória da greve também seria uma vitória dos passageiros, pois a empresas abusam dos usuários de inúmeras formas. Uma das formas que esteve em debate poucos meses atrás foi a venda de passagens além da capacidade das companhias. A vitória da greve seria uma vitoria de toda a classe trabalhadora brasileira. Por isso nós apoiamos essa luta.

UNIDOS PRA LUTAR – SINTSEP-PA – SINTRAM –
VAMOS A LUTA – DCE UNAMA e Grêmio do Ulisses Guimarães.

Nenhum comentário: