segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Jornada Unificada de lutas para derrotar a política terrorista da GM

No sábado que antecedia a data comemorativa do dia dos pais a GM demitiu por telegrama centenas de trabalhadores de sua unidade em São José dos Campos/SP. Covardia, desrespeito e mentira são as marcas registradas dessa empresa que não honra os compromissos assumidos em acordo coletivo. O que a direção da GM assina não cumpre. No acordo fechado com o Sindicato e amplamente divulgado na mídia a empresa se comprometia a investir na fábrica de SJC, agora não quer cumprir o acordo e vem novamente com a chantagem das demissões. 

A GM e as montadoras receberam desde 2008 nada menos de 28 bilhões em incentivos fiscais do governo federal. Mesmo com a crise a empresa anunciou um lucro mundial que superou em 302% o anterior. Comemorou o anuncio do Programa de Proteção ao Emprego do governo Dilma porque com o PPE pode reduzir salário e seguir demitindo. BASTA! Os trabalhadores e trabalhadoras e a população do Vale do Paraíba estão indignados e repudiam a conduta vergonhosa da GM e não aceitam as demissões anunciadas, nem qualquer redução de salário e direitos dos trabalhadores.

Os Sindicatos e entidades que subscrevem esta nota chamam a população a APOIAR os trabalhadores da GM em sua justa GREVE, cercar de solidariedade às famílias aterrorizadas com o desemprego e participar da luta pela READIMISSÃO DOS DEMITIDOS E FIM DO ATAQUE AOS DIREITOS DOS TRABALHADORES DA GM. Chamamos a população a somar-se ao ato que acontecerá nesta sexta-feira, 14/08, às xxx, bem como das demais atividades que ocorrerão. 

Os sindicatos levarão as suas categorias proposta de um calendário único de luta e mobilização, tendo em vista as campanhas salariais que se aproximam ou estão em curso e em apoio aos trabalhadores da GM.

Nosso país vive um momento de duro ataque da política neoliberal, via o ajuste fiscal aplicado pelo PT/PMDB/PSDB contra os trabalhadores e a maioria da população, cujo objetivo é impor um novo contrato social de trabalho totalmente precário e sem direitos. Indignados recebemos a proposta de “Agenda Brasil” constituída de 28 pontos os quais na quase totalidade reduz direitos tais como: Aumento da idade mínima para aposentadorias; terceirização indiscriminada, utilização das verbas da saúde e educação para outros fins; desproteção das terras indígenas de acordo às necessidades do agronegócio e do mercado; desproteção de áreas naturais e cidade históricas, bem como flexibilização de licenciamento para projetos de impacto ambiental entre outras atrocidades.

Entendemos que a única forma de retomar o crescimento do país é gerando empregos com salários dignos e direitos sociais; plano de obras públicas, investimento em infraestrutura que ponha fim a vergonhosa crise da falta de água; controle do cambio e dos investimentos; fim do pagamento da dívida pública e auditoria imediata; fim das privatizações e reestatização das empresas privatizadas; prisão e confisco dos bens de corruptos e corruptores e esse plano somente será aplicado se os trabalhadores estiverem à frente e a população mobilizada. 

Vemos a necessidade de voltar às ruas levantando as reivindicações das marchas de junho de 2008 que não foram atendidas e construir a greve geral. Para esta tarefa as entidades que compõe o FORUM DE LUTAS do Vale do Paraíba estão unificadas e chamam a população trabalhadora a aderir o movimento em defesa dos empregos, salários e direitos sociais!

São José dos Campos, 12 de agosto de 2015.

Nenhum comentário: