terça-feira, 17 de maio de 2011

Rio de Janeiro: NOTA SOBRE O MOVIMENTO DOS BOMBEIROS RJ

SOLIDARIEDADE COM A LUTA DOS BOMBEIROS DO RIO DE JANEIRO

Os bombeiros do estado do Rio de Janeiro estão acampados na Assembléia Legislativa desde terça-feira, 10 de maio, quando juntos com policiais civis fizeram uma manifestação de protesto por melhores condições salariais e de trabalho. Além do ato e desse acampamento os manifestantes estenderam uma faixa no Morro do Cantagalo em Copacabana com os dizeres, “BOMBEIROS PEDEM SOCORRO!”. Também, saíram em passeata pela orla da zona sul e ruas do centro da cidade durante toda a semana.

Segundo os manifestantes, o ato e toda essa mobilização estão acontecendo por que o secretário de Estado, Wilson Carlos, do governo Sergio Cabral, não compareceu ao encontro agendado com representantes dos bombeiros na quarta-feira, 04 de maio, para receber as reivindicações da categoria. Entre as reivindicações constam também cancelamentos de inquéritos abertos contra os participantes do movimento e auxílio transporte.

As únicas respostas dadas pelas autoridades, até agora, aos manifestantes, foram a divulgação no boletim interno da corporação da lista de 36 salva-vidas, transferidos de unidades por participarem do movimento e as declarações à imprensa do secretário de Saúde e Defesa Civil do Rio, Sérgio Cortes, acusando de “movimento político” a manifestação reivindicatória dos bombeiros.

Em todos os estados da federação brasileira, o Corpo de Bombeiros está subordinado a Secretaria Estadual de Segurança. Mas, ao assumir o governo do Rio de Janeiro em 2007, o governador Sérgio Cabral transferiu a corporação para a Secretaria de Saúde e Defesa Civil. Com a transferência de função os bombeiros do Rio passaram a receber o menor soldo do país de R$ 950,00 reais, menos que o soldo de um policial militar. Mesmo os bombeiros estando sujeitos ao risco de morte, tanto ou mais que os policiais. Porem, alegando que os bombeiros não pertencem mais ao quadro da segurança pública do estado, Sérgio Cabral deu uma gratificação muito superior aos policiais civis e militares. Essa gratificação maior aos policiais civis e militares tem tudo a ver com os objetivos da política de segurança pública do governador. É uma forma de incentivar e premiar a força letal dos agentes da repressão do seu governo. Como bombeiro não mata só salva vidas, não se encaixa na estratégia de segurança pública do governo de Sérgio Cabral.

Agora, cabe a nós da população do Estado do Rio de Janeiro, prestarmos solidariedade ao movimento dos bombeiros e exigirmos do governador Sérgio Cabral o atendimento imediato das reivindicações desses servidores públicos que salvam vidas. Pois, além dos impostos que nos são cobrados, ainda pagamos ao estado mais uma taxa específica para a prevenção e extinção de incêndios. Essa taxa extra deve estar a serviço da melhora nas condições de trabalho e do salário dos Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

.TODO APOIO AS REIVINDICAÇÕES DOS BOMBEIROS DO RJ
.PELO JUSTO REAJUSTE SALARIAL DA CATEGORIA
.NENHUMA PUNIÇÃO AOS PARTICIPANTES DO MOVIMENTO

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo no seu tempo acredito que ele não vai deixar ninguem na mão....

Anônimo disse...

Sou Thiago Lucatelli de Fortaleza-CE
e grande admirador do Corpo de Bombeiros. Hoje assistindo o Jornal Nacional, fiquei indignado com a entrevista do Sergio Cabral quando se referiu aos membros da coorporação como vândalos, não traduzindo a verdade,pois são trabalhadores, heróis nacionais e merecem respeito e um salário digno.