sexta-feira, 8 de maio de 2020

NOTA EM SOLIDARIEDADE AOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM

A Unidos pra Lutar repudia as agressões verbais e físicas praticadas por bolsonaristas contra profissionais de enfermagem que faziam um ato na Praça dos Três Poderes, respeitando a distância social, nessa sexta-feira, primeiro de maio.
O ato homenageava os trabalhadores de saúde que morreram por causa do Covid no enfrentamento a pandemia.
De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem, 4.602 trabalhador@s da saúde foram afastad@s do trabalho com suspeitas de Covid-19, por isso, o ato denunciava a situação precária em que os profissionais de saúde enfrentam no Brasil e reivindicam melhores condições de trabalho,uma vez que faltam equipamentos de proteção individual e estão expostos a jornadas exaustivas. Também, denunciava o sucateamento do SUS e exigia condições adequadas no sistema de saúde para o enfrentamento a pandemia.
Em todos os países,profissionais da saúde são aplaudidos na luta contra o coronavírus. Mas no Brasil, além do corona, o presidente Bolsonaro também é inimigo dos trabalhadores, já que reduz os direitos dos trabalhadores, desmonta o sistema de saúde pública, prega o fim do isolamento social e encoraja seus seguidores a atitudes covardes como a agressão aos que estão na linha de frente no combate à epidemia.
Devemos denunciar as atitudes do governo e de seus apoiadores e demonstrar ampla e irrestrita solidariedade aos técnicos, enfermeiros e médicos. Para isso, é necessário que derrubemos o governo Bolsonaro e Mourão e que nossas organizações criem instrumentos de autodefesa.
Exigimos punição aos agressores;
EPIs adequados e suficientes para todos, salário digno a todos profissionais de saúde, expropriação da rede hospitalar privada e destinada ao SUS, recursos necessários para construção de hospitais e equipamentos no combate ao coronavírus e a defesa de Sistema Único de Saúde universal, gratuito e de qualidade.

Nenhum comentário: