quarta-feira, 23 de maio de 2012

Greve do Metrô está paralisando São Paulo


De fato já existe uma greve nacional dos metroviários e setores ferroviários

Alex Fernandes, dirigente sindical dos metroviários de SP e militante da Unidos pra Lutar nos conta que no final da tarde do dia 22, a assembléia dos metroviários paulistas determinou o início da greve por tempo indeterminado por 1200 votos a 3. Participaram da assembléia dirigentes de vários sindicatos e estudantes, dentre eles um representante dos metroviários do DF (Brasília). Os piquetes de convencimento se espalharam pelas linhas e estações, pelos pátios e setores de concentração de operadores de trem, seguranças e pessoal técnico e da manutenção. A adesão é de quase 100%. O Sindicato dos ferroviários de São Paulo, das linhas 11 e 12 também decretaram greve de forma simultânea. Assim deixarão de ser transportados mais de 4 milhões de passageiros atendidos por esses transportes diariamente.

A greve de vários dias que atinge metroviários de Porto Alegre, da empresa CBTU que aglutina metrô de Pernambuco, Belo Horizonte e a malha ferroviária do Nordeste, Maceió, João Pessoa e Natal vem reforçada sua luta com a greve de São Paulo que dá o status de greve nacional de fato, dos metroviários. O DF já se antecipou com greve de 37 dias em dezembro e de 24h dia 18. E ainda Rio de Janeiro tem assembléia prevista os próximos dias. O setor do transporte urbano, que também tem data em 1° de maio, tem realizado greves em alguns estados e se prepara em outros.

Os 9 mil metroviários paulistas estão desafiando as ditatórias medidas judiciais que obrigam os trabalhadores a fazer funcionar 100% dos trens do metrô no horário de pico e ameaçam com multa de 100 mil reais diários se o Sindicato desacatar a medida.

A Unidos pra Lutar se solidariza com a greve, parabeniza as iniciativas do Sindicato de tentar a unidade na luta com ferroviários de SP e outras categorias, expresso em reuniões, atos e pontos de pauta unificados, assim como na relação com metroviários de outros estados. A Unidos, conclama a manter e aprofundar a unidade dos trabalhadores do transporte urbano.

Todo apoio aos metroviários e ferroviários!
Pelo direito de greve. Não as punições e perseguições judiciais!

São Paulo, 22 de maio de 2012

UNIDOS PRA LUTAR

Nenhum comentário: