segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jacareí/SP: Triunfa greve na AmBev!!!

No segundo turno do dia 10, sábado, encerrou a greve da AmBev com triunfo dos trabalhadores após mais de dois dias de greve. As conquistas alcançadas foram: 9,5% de reajuste salarial que inclui 2,7% de aumento real, abono de R$500, um segundo abono de R$500 parcelado em 4 vezes, garantia de emprego ou indenização por 60 dias, incluídos os terceirizados, não desconto dos dias parados inclusive para terceirizados e renovação das cláusulas sociais.

Para uma empresa que queria pagar apenas 0,7% além da inflação e bateu o pé que não pagava abono foi uma verdadeira vitoria dos trabalhadores. Para vencer, os companheiros tiveram que suportar o desvio dos ônibus, a brutal repressão da polícia militar e da tropa de choque, com um contingente de 10 carros e camburões, 10 motos e dezenas de policiais com escopetas na mão, a mando direto da empresa. De fato parecia que o governo privatizou a polícia para a AmBev. Um dia dezenas de coordenadores fizeram “piquete” na porta da empresa, outro dia resolveram viajar nos ônibus da fábrica torturando os trabalhadores e ameaçando de demissão em forma permanente.

Nosso time contou com a disposição de luta dos trabalhadores e com o apoio de dezenas de sindicalistas de várias entidades da região e de outras cidades do Estado. No final do primeiro dia nova proposta foi rejeitada pelos trabalhadores que continuaram a greve. No inicio do terceiro dia a fábrica montou esquema para furar a greve com escolta policial conseguindo rodar algumas linhas a meia máquina. Mas nada disso foi suficiente, a greve continuou, e no segundo turno a AmBev apresentou nova proposta por escrito que foi finalmente aceita pelos trabalhadores. As assembleias em todos os turnos votaram por unanimidade continuar a luta contra o ilegal banco de horas pela via jurídica e por novas mobilizações.

Parabéns aos trabalhadores, que junto à firmeza do Sindicato conseguiram vencer a maior cervejaria do mundo na primeira greve após mais de 20 anos!!! Agradecemos a todos os sindicatos e movimentos sociais que nos apoiaram e contribuíram ao trinfo. Unidos pra Lutar venceremos!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns aos colegas! A Filial Sergipe tem que fazer o mesmo! GREVE JA!

Anônimo disse...

Queremos que agudos siga o bom exemplo desta filial

Anônimo disse...

F.Brasilia tb está precisando de um movimento desse, pena que o sindicato daqui não seja confiavel.

Valeu Jacareí

Anônimo disse...

AQUI EM AQUIRAZ NÃO É DIFERENTE TEMOS QUE FAZER VALER NOSSOS DIREITOS ..