terça-feira, 21 de junho de 2011

Políticos e empreiteiros já ganharam a Copa, e por milhões de diferença!*

A Copa de 2014 ainda nem chegou e nós já sabemos quem são os grandes vencedores: políticos e empreiteiros! Já os grandes perdedores também são conhecidos por antecipação: o povo brasileiro!
Quando começaram a discutir as obras para a Copa do Rio, o então governo Lula disse que tudo seria bancado pelos clubes e pela iniciativa privada. O ex-presidente também disse que "todos os gastos públicos serão acompanhados pela internet por qualquer cidadão brasileiro ou do mundo todo". O governo ficaria encarregado das obras de infra-estrutura e transporte das cidades sedes do evento. Tudo mentira! Quem vai pagar a conta de todos os milhões investidos nos estádios faraônicos somos nós, trabalhadores! E depois os clubes e empresários ainda vão ficar com todo o investimento para eles.
E para facilitar essa transferência de renda do poder público para a iniciativa privada, o governo quer esconder os orçamentos e gastos da Copa 2014 e das Olimpíadas de 2016. O golpe foi incluído na medida provisória 527, que cria o RDC (Regime Diferenciado de Contratações), específico para o Mundial e as Olimpíadas no Brasil.
Agora o governo quer impedir que o povo saiba se as obras foram contratadas acima ou abaixo do preço previsto. Desse jeito, ninguém vai saber quanto dinheiro público foi desviado e impede a fiscalização dos órgãos competentes, como o TCU (Tribunal de Contas da União).
Se já estava difícil fiscalizar o roubo e corrupção nas obras da Copa e das Olimpíadas, agora vai ficar pior ainda. Só para se ter ideia, as obras de alguns estádios já estão custando três vezes mais do que o orçamento inicial e praticamente nada saiu do papel. É o roubo escancarado do dinheiro do povo!
Quando assinou o orçamento que fixava o que competiria aos governos municipais, estaduais e federal, o ex-presidente Lula discursou bonito dizendo: “Não haverá investimentos públicos e esta será a Copa da Transparência”.
Agora até os aditivos de contratos para as obras o governo liberou geral. Não tem mais limite para o aumento do valor das obras, as empreiteiras podem aumentar o que quiserem e ninguém ficará sabendo, até os órgãos de fiscalização receberão informações só se o governo julgar conveniente.  Um absurdo! Roubo descarado do dinheiro público e garantia de sigilo total!  É o ápice da corrupção!
A medida provisória 527 foi aprovada quarta-feira, 14, na Câmara e agora segue para votação no Senado. A medida a agrada aos cartolas da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados), vários deles são denunciados por cobrança de propina, corrupção e fraudes. É a máfia do futebol.
O ex-jogador Romário foi um dos 272 deputados federais que aprovaram a medida que dribla as regras da Lei das Licitações e esconde os gastos com a Copa. Ele justifica o voto da seguinte forma: “Sem a flexibilização, a roubalheira seria muito maior. Não ia ser roubo, mas, sim, assalto!”, completou Romário.
É preciso dizer mais alguma coisa?
*Emerson José e Nancy Galvão (Assessores do Sindicato dos Quimicos de São José e Região/SP)

Nenhum comentário: