segunda-feira, 25 de março de 2013

NOTA EM DEFESA DOS POLICIAS MILITARES E DOS DIREITOS HUMANOS


A Associação Nacional de Sindicatos Independentes UNIDOS PRA LUTAR torna pública a indignação com a violação dos Direitos Humanos praticada pelo governo do Estado do Pará que, de forma arbitrária e humilhante efetuou a prisão de 7 soldados e 2 sargentos da Policia Militar do Estado acusados de incitar um movimento de greve entre a categoria, através de seus perfis nas redes sociais, equivocadamente interpretado pelo Comando da Polícia Militar como “conspiração” e “injúrias contra autoridades militares”. Tal “crime” nos remete à violenta época da ditadura militar, quando o povo brasileiro não tinha direito a se manifestar.

No entanto, a aprovação da Constituição Federal de 1988 garantiu a TODOS os cidadãos brasileiros o direito à liberdade de expressão. O Comando Geral da Policia Militar junto com o Governador Simão Jatene (PSDB) tentam intimidar os militares para que não seja exposta a situação da corporação que, hoje trabalha em situação precária (com coletes a prova de bala vencidos, viaturas com pneus carecas, salários defasados, etc.), para tentar passar a imagem que o Governo investe na segurança pública.

Não nos intimidaremos frente à repressão do Governo do Estado!

Exigimos que todos os militares sejam soltos, o cumprimento das reivindicações da corporação e o diálogo permanente entre o Comando Geral, os militares, Governo do Estado e sociedade civil organizada.

Belém, 25 de março de 2013

Associação Nacional de Sindicatos Independentes Unidos Pra Lutar
ADDMIPA – Associação de Defesa dos Direitos dos Militares do Pará

Trabalhadores da alimentação vencem primeiro combate contra a Mars


Uma importante vitória foi conquistada pela greve dos trabalhadores da Mars do Brasil em Guararema. Como resultado da greve a demissão do companheiro Ricardo Ventura de Melo foi suspensa, foram pagas as horas paradas e marcada negociação com a fábrica para o dia 1° de abril. Esta não é uma vitória apenas do Sindicato da Alimentação de São Jose dos Campos e região e sim dos sindicatos reunidos no Fórum de Lutas do Vale do Paraíba e dos sindicatos da Alimentação, Laticínios e Bebidas do Estado. Inclusive estavam presentes companheiros de outras unidade da Mars. A vitória é parcial pois não foi cancelada definitivamente a demissão do Ricardo e porque os graves problemas que acontecem nessa empresa não estão solucionados. Porém, o recuo da fábrica e a firmeza demonstrada pelos trabalhadores e por todos os apoiadores é um triunfo político categórico.
Agradecemos a todos os sindicalistas quena madrugada do dia 21 de março, chegaram com moral e vontade de luta contagiante para garantir o combativo piquete e permaneceram debaixo de forte chuva até o fim da greve. Valoramos muito a unidade conquistada na luta, de companheiros ligados a diversas entidades como Unidos pra Lutar, Conlutas, Cut, Força Sindical e independentes que souberam colocar o triunfo dos trabalhadores em cima de qualquer diferença. Inclusive esteve presente um vereador da cidade de Jacareí. Agradecemos também a todas as entidades sindicais, populares, estudantis e parlamentares, do Brasil e da América Latina, que enviaram sua solidariedade com os trabalhadores e o repúdio à empresa.
Só com a unidade incondicional na luta dos trabalhadores e do povo é que venceremos as grandes batalhas que ainda estão por vir. 
Diretoria Colegiada do Sindicato da Alimentação de SJC e região/SP
22/03/2013

quarta-feira, 6 de março de 2013


 
TODO APOIO A GREVE DOS TRABALHADORES DO SINDICATO DOS QUÍMICOS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SP

 

A Executiva Nacional da Associação Nacional de Sindicatos Independentes UNIDOS PRA LUTAR ocorrida no dia 05 de março de 2013 deliberou pelo apoio político e financeiro incondicional à greve dos Trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores Químicos de São José e Região – SP, iniciada no dia 04/03/2013.

As denuncias feitas pelos trabalhadores do referido sindicato da prática por parte da maioria da atual diretoria do sindicato da demissão de 6 funcionários e de um prestador de serviço, sem falta grave o que já representaria um completo absurdo, dois meses após a finalização das negociações salariais/assinatura do acordo coletivo entre trabalhadores e direção da entidade, inclusive, o sindicato goza de excelente saúde financeira com saldo  extra de 2 milhões de reais.

As denuncias de assédio moral promovida por membros da maioria da atual diretoria (ligados a corrente Frente de Oposição Socialista – FOS) contra os trabalhadores, bem como de Desvio de Função da entidade e a prática recorrente da opressão sobre as mulheres trabalhadora da entidade, devem ser repudiadas pelo conjunto do movimento sindical classista e combativo de nosso país.

Em nossa luta contra o governo e os patrões sempre combatemos com luta, greves e mobilizações referidas práticas e políticas contra, então diante de fatos gravíssimos, que puderam ser comprovados por membros da própria Executiva Nacional da UNIDOS PRA LUTAR que estiveram no piquete da greve dos trabalhadores, não só apoiamos a greve como exigimos o imediato atendimento da pauta de reivindicação dos trabalhadores da entidade: 1) Fim das demissões, readmissão d todos os funcionários demitidos na atual gestão; 2) Estabilidade a todos os funcionários até o final do mandato da atual diretoria; 3) Fim do Assédio Moral; 4) Não ao acumulo e Desvio de Função; 5) Comissão formada pelos sindicatos do Fórum de Lutas do Vale para averiguar as denuncias de Assédio Moral.

Nesse conflito trabalhista, não existe meio termo, ou se está ao lado dos trabalhadores apoiando sua greve e justas reivindicações ou se apóia praticas e métodos políticos condenáveis no movimento sindical, práticas essas patronais e estranhas a nossa classe.

Foi com essa consciência que no dia de ontem (05/03) mais de 900 trabalhadores da Jhonson&Jhonson, em uma clara demonstração de respeito e solidariedade aos trabalhadores de sua entidade, votaram em assembléia geral o apoio a greve dos funcionários e a exigência imediata do atendimento da pauta de reivindicação da greve dos trabalhadores de seu sindicato.

Infelizmente, todas as propostas de negociações feitas pela direção do sindicato (FOS) na tentativa de terminar a greve dos trabalhadores em vez de atender a pauta dos grevistas tem um claro conteúdo de dividir o movimento, fato que também condenamos.

Não aceitamos e condenamos as intimidações e as tentativas de agressões físicas que vez ou outra tem protagonizado a maioria da direção da entidade, também, em um completo desespero, o desrespeito a própria base de sua categoria (assembléia da Jhonson&Jhonson).

O Sindicato dos Trabalhadores Químicos sempre foi reconhecido por sua combatividade na luta contra os patrões e o governo na defesa dos direitos e conquistas dos trabalhadores, infelizmente essa história de luta e tradição combativa está profundamente ameaçada caso a reivindicação dos trabalhadores não seja atendida e a decisão da assembléia da Jhonson&Jhonson não seja cumprida.

Fazemos um chamado a maioria da direção da entidade a reflexão e a reverter essa lamentável situação.

 

  • Todo apoio a greve dos trabalhadores do Sindicato dos Químicos de São José e Região;
  • Pelo atendimento imediato da pauta de reivindicação dos trabalhadores da entidade.

 

São José dos Campos-SP, 05 de março de 2013.

 

Executiva Nacional da UNIDOS PRA LUTAR